domingo, 29 de maio de 2011

ENTREVISTA ELIENAI CABRAL E ISAEL DE ARAÚJO AO PROGRAMA PRIORIZANDO A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ENTREVISTA ELIENAI CABRAL E ISAEL DE ARAÚJO AO PROGRAMA PRIORIZANDO A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Por Hermom Leal

                 Este é um trecho da entrevista feita com o Pastor Isael de Araújo, no Programa Priorizando a Escola Dominical, e que foi retransmitida no dia 28/05/2011 na Rádio Nazareno FM. A entrevista foi realizada por ocasião da 40ª AGO realizada em Cuiabá onde esteve presente também na entrevista também o Pastor Elienai Cabral. Pr. Isael será o comentarista da próxima Lição de número 10, das Lições Bíblicas da CPAD.
                O que destacamos na entrevista foi  a explicação da utilização do rigor acadêmico deste Pastor ao realizar a pesquisa científica para a confecção do Dicionário do Movimento Pentecostal, o qual tem sido grandemente recomendado como um modelo de obra acadêmica, de referência e consulta, pois parte do princípio da metodologia da pesquisa científica, com seus critérios.

Trechos da Entrevista:

                Hermom Leal – Nós estamos entrevistando o Pasto Elienai Cabral e Também o Pastor Isael de Araújo que são ali da CPAD...e aqui nós temos a obra Dicionário do Movimento Pentecostal...Pastor fale para nós um pouco destas obras e destas publicações...

                Elienai Cabral – Eu gostaria de dizer uma palavra sobre esta obra do Pastor Isael. Independente de estar aqui na frente, então não cabe aqui elogios baratos e ele me conhece suficiente para saber que não é meu estilo, mas eu gosto de reconhecer as coisas sérias. Uma das coisas que me chama atenção nesta obra em primeiro lugar é que ela que não foi uma obra feita de repente. Ela é uma obra que tem um trabalho de pesquisa séria de muitos e muitos anos. Ele viajou para fora do Brasil, ele conseguiu contatar com nomes que fizeram esta história entende... e, se não pôde dizer tudo, foi porque nem tudo foi fornecido com base para esta história. Então a credibilidade desta obra esta no fato, em primeiro lugar, de que nós conhecemos a pessoa de Isael, uma pessoa séria, uma pessoa que não inventou história, uma pessoa que escreveu exatamente o que aconteceu no período destes cem anos que se constitui para todo o movimento pentecostal, todo povo pentecostal no Brasil e no mundo uma obra excelente de pesquisa, eu mesmo tenho usado esse livro/dicionário do Movimento Pentecostal para minhas pesquisas nas palestras que dou sobre o movimento pentecostal, conferências e outras coisas mais.
    
Isael de Araújo – É importante colocar aqui que o trabalho do historiador se vale de dois tipos de fontes: ou seja,  para que venhamos a escrever livros históricos primeiramente nós usamos fontes primárias, que são entrevistas com as pessoas que viveram àquela época, àquele tempo, e também documentos, cartas, textos, livros escritos àquela época, àquele momento. É claro que em se tratando de uma igreja de cem anos, nós não temos ninguém vivo naquele momento, mas temos pessoas próximas daquela época e a busca de textos e materiais daquele momento é o que mais fizemos. O segundo tipo de fonte, é a fonte que publicou..., são fontes mais recentes, jornais, revistas - que publicou textos, informações de pessoas, testemunho de pessoas, que viveram àquela época, mas que não viveram exatamente aquele momento, mas deram depoimento, então o nosso trabalho é um trabalho que é feito dessa forma para que possamos colocar nestas obras a informação de maneira que os irmãos ao lerem vejam a forma real, a realização de Deus e isto é que muitos tem sido ate mesmo edificados, e eu acho interessante que o Dicionário do Movimento Pentecostal é o tipo de obra chamado de categoria de referência, ou para consulta, é um dicionário... ele está elaborado de A a Z, então ele não tem só história. Ele tem termos, definições da doutrina pentecostal, enfim..., mas..., há pessoas que lêem como de referência ou obra a ser consultada, mas existem pessoas que lêem direto, como se fosse um livro de leitura corrida e porquê? Porque eles se sentem tão edificados e vêem ação de Deus, a ação do Espírito Santo na vida das pessoas, independente, porque mostra que Deus usa homens e mulheres, daí é que veio a segunda obra também mostrando o trabalho feminino, o trabalho das irmãs, que não foi feito só dos homens a nossa história, principalmente a história das Assembléias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário