sábado, 21 de janeiro de 2012

COMUNICAÇÃO VISUAL




UMA IMAGEM VALE MIL PALAVRAS


A comunicação por meio da imagem é tão antiga quanto a própria história do homem. Quanta informação pode-se obter hoje sob o passado de povo; sua história e costumes, apenas catalogando idéias expressas nas paredes das cavernas, em peças de cerâmica, em madeira esculpida, ou em outras formas.
Este processo evoluiu consideravelmente no decorrer dos séculos. Hoje é impossível ignorarmos que vivemos numa era em que o mundo explora ao máximo a comunicação por meio dos visuais. Diga-se de passagem que a televisão, o cinema, o computador, estes e outros mais, são veículos que facilitam muito a percepção e causam uma reação no indivíduo observador. Ele não apenas ouve uma mensagem, ele também a vê.



“Esta provado que uma pessoa lembra cinco vezes mais o que vê do que o que ouve...” Concluo, enfim, que a comunicação de uma mensagem torna-se muito mais eficiente e completa quando é transmitida como auxílio de visuais.

Na comunicação infantil, o auxílio visual torna-se imprescindível, pois, certos vocábulos ou mesmo uma idéias podem fugir do limite de compreensão da criança. O material visual traz clareza e ao mesmo tempo ilustra aquilo que não faz parte do cotidiano dela, ou seja, aquilo que lhe é familiar.

O material visual torna as idéias mais concretas. O ensino torna-se mais eficiente, e as impressões deixadas serão bem mais duradouras. Nossa pretensão é encorajar-lhe, caro professor, dar-lhe mais condições para confeccionar você mesmo seu próprio material.

Ø  COMUNICAÇÃO – É a arte de transmitir, compartilhar, participar, fazer saber e tornar conhecido o ensino.
Ø  AUXÍLIO VISUAL – É o material que você usa com o fim de trazer mais clareza ao ensino. Pode ser uma cartaz, retroprojetor, fantoches, quadro de pregas, etc.
Ø  VANTAGENS E RESULTADOS DO RECURSO VISUAL:
a.       o ensino visualizado prende a atenção do aluno (criança);
b.      esclarece a mensagem;
c.       fixa o ensino na memória, pois, a criança lembra-se muito mais o que vê;
d.      estimula a imaginação do aluno (criança);
e.       é Bíblico, pois, foram usadas ilustrações e “figuras” tanto no Ant. quanto Novo Testamento.

PRINCÍPIOS DO USO DE VISUAIS NO ENSINO


1.      O visual deve ser claro e fácil de enxergar, de modo que todos os alunos (as crianças), possam ver com clareza.

2.      Deve ajudar a esclarecer o ensino, trazendo luz sobre o que está sendo ensinado.

3.      O método visual deve ser usado com a finalidade de facilitar e estimular o aprendizado do aluno, e não apenas diverti-la.

4.      Não usar o tempo de preparar a lição, preparando os visuais, esquecendo-se do ensino.

5.      Não esquecer que é o poder da Palavra de Deus que promoverá o aprendizado, e que o uso de visuais é somente o método que nos auxilia no ensino desta Palavra.


I.                   O Valor da Comunicação Visual

Observe os gráficos abaixo, e compare os níveis de aprendizado relativos a cada sentido de uma pessoa:



II.                O CLIMA DA COMUNICAÇÃO

Deus nunca deixou de comunicar-se com o homem. Sabemos que a criação é um meio de “proclamar” a glória de Deus” (Sl 90.1ss), e que os atributos de Deus assim como Seu eterno poder, como também Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Rm 1.19,20.

O clima da comunicação de Deus ao homem se deu com a vinda de Jesus Cristo, Seu filho, ao mundo. (Jo 1.14-18; Ef 2.12;17).  Com a morte de Cristo pelo pecador (Rm5.8), Deus comunicou ao homem perdido o Seu amor.

A cruz é o meio visual pelo qual Deus demonstra o Seu grande amor pela humanidade e jamais deve ser usada como idolatria. Aplicando a comunicação em linhas cruzadas, devemos ressaltar que, como crentes nascidos em Cristo, temos a comunicação com o vertical – Deus, por meio de Cristo (Jo 14.9; I Tm 2.5; Hb 1.1,2), mas, também precisamos ter comunicação horizontal com o nosso próximo.   (I Jo 4.7-21).



III.             EXEMPLOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL NA BÍBLIA
Tanto o Antigo como o Novo Testamento estão repletos de belos e esclarecedores símbolos, figuras, tipos e ilustrações que foram deixadas para nos ajudar na compreensão das verdades Bíblicas.
Eis alguns exemplos Bíblicos de comunicação visual:

a.       No Antigo Testamento
ü  O Arco – Gn 9.17;
ü  O Sangue nos umbrais das portas – Êx 12.22;
ü  O Tabernáculo de bronze – Êx 25;
ü  A Serpente de bronze – Nm 21.4-9.

b.      No Novo Testamento
ü  A porta –              Jo 10.9;
ü  A luz –                  Jo 8.12;
ü  O pão –                 Jo 6.35;
ü  A água –               Jo 4.14;
ü  O bom pastor –     Jo 10.11;
ü  A videira –            Jo 15.1.
ü 
Usar a comunicação visual na evangelização, é tornar os ensinos de Cristo tão claros quanto Ele os apresentou. Pois, velhos e crianças o entendiam, quando Ele usou as ilustrações dos lírios, dos pássaros, dos pescadores, dos talentos e de tantos outros para atingir o alvo do Seu ensino.

Prof. Ricardo Aparecido dos Reis                                                 

Um comentário: