sábado, 21 de janeiro de 2012

MODELO DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA EBD

Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Cuiabá – MT (Sede)
DEPARTAMENTO DE ENSINO
EBD - ESCOLA DOMINICAL
CLASSE DE ADOLESCENTES - 13/14 ANOS
2º TRIMESTRE 2010 – Minha missão no Mundo

FAIXA ETÁRIA: 13/14 ANOS: ADOLESCENTES – 13/14 ANOS
DATA: ABRIL/MAIO/JUNHO-2010
Orientador Geral: Profº Coop: Hermom Leal
Co-orientadores: Professores (as): Carlos, Débora, Estrelina, Josane.

PROJETO PEDAGÓGICO 01

TEMA:

AS RELIGIÕES DO BRASIL E PLANOS DE EVANGELIZAÇÃO


OBJETIVO (O QUÊ?)

Pesquisar e definir as características das religiões no Brasil e como planejar o seu evangelismo.

1) Por que estudar as falsas doutrinas para Evangelizar?

O fato de conhecermos o erro em que se encontram os sectários nos ajuda a apresentar-lhes a verdade de que tanto necessitam. Entre eles se encontram muitas pessoas sinceras que precisam ser libertas e conhecer a Palavra de Deus. Os adeptos das seitas também precisam do Evangelho. O OBJETIVO é: estarmos preparados para abordá-los e mostrar-lhes a verdade em sua própria Bíblia, ganharmos adeptos das seitas para Cristo.

2) Por que estudar as falsas doutrinas para fazer Missões?

Desempenhar o trabalho de missões requer muito mais do que se deslocar de uma região para outra, ou de um país para o outro. Precisamos conhecer a cultura do lugar em que vamos semear o evangelho. Junto à cultura, teremos a religiosidade nativa. Conhecer antecipadamente tais elementos nos dará condições para alcançá-los adequadamente.
Muitos levantam a seguinte objeção: “ Não gosto de falar contra as outras religiões. Fomos chamados para pregar o evangelho”. Concordamos plenamente. Todavia, devemos nos lembrar de que o apóstolo Paulo foi chamado para pregar o Evangelho sem se envergonhar dele (Rm 1.16). E também que Cristo o havia chamado para defender este mesmo evangelho (Fp 1.17).
A objeção mais comum é: “Jesus disse para não julgarmos, pois com a mesma medida que julgarmos, também seremos julgados. Quem somos nós para julgar?”
Mas Jesus alerta: “Acautelai-vos dos falsos profetas”. Como podemos nos acautelar dos falsos profetas se não pudermos identificá-los? Não temos que admitir um juízo, classificando alguém como falso profeta?
Certa vez Jesus disse: “Julgaste bem” (Lc 7.43). Nem todo juízo é incorreto. Paulo pediu que seus escritos fossem julgados (1Co 10.15) E o mesmo apóstolo disse: “O que é espiritual julga
(discerne) bem todas as coisas” .(1Co 2.15)




Texto de Reflexão: “Todas as pessoas têm o direito de professar a religião de sua escolha. A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isso não significa, porém que todas as religiões sejam boas. Nos dias de Jesus, existiam vários grupos religiosos: saduceus (At 5.17), fariseus (At 15.5), essênios, zelotes e herodianos. Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras (Mt 23.13-15,33). O Mestre deixou claro que não aceitava a idéias de que todos os caminhos levam a Deus. Ensinou que há apenas dois caminhos: o estreito que conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva a destruição (Mt 7.16,14)
Os apóstolos tiveram a mesma preocupação: não permitir que heresias, falsos ensinos, adentrassem na Igreja. Tais ensinamentos eram uma ameaça à Igreja. (Fonte: Bíblia de Estudo Apologética – ICP, pág. 1349)

PROBLEMATIZAÇÃO (POR QUÊ?)

PARTE 1

AO REALIZAR A EVANGELIZAÇÃO NO BRASIL, É NECESSÁRIO CONHECER QUEM SERÁ EVANGELIZADO, E DEVEMOS RESPONDER:
1)    QUAL A SUA RELIGIÃO?(Catolicismo, Evangélicos, Sem Religião, Mediúnicas, Testemunhas de Jeová, Adventista do Sétimo Dia, Budismo, Religiões Orientais, Judaísmo, Mormonismo, Islamismo, Religiões Tribais, Outras)
2)    O QUE ELES PREGAM?
3)    EM QUE SE FUNDAMENTAM? (LIVRO, PROFECIA, TRADIÇÃO, ETC)
4)    QUAL A SUA CULTURA?
5)    COMO SE EXPANDE NO TERRITÓRIO?
6)    QUAL O NÚMERO DE FIÉIS?
7)    QUAL A PORCENTAGEM ENTRE OS BRASILEIROS?

ESTAS QUESTÕES DEVERÃO SER PESQUISADAS E RESPONDIDAS.

PARTE 2

1)    VERIFICAR: EM QUAL(IS) PONTOS ESTAS RELIGIÕES ESTÃO EM OPOSIÇÃO À BÍBLIA?
2)    QUAL A FALHA DA SUA MENSAGEM, LIVRO, TRADIÇÃO, ETC?
3)    A CULTURA DA RELIGÃO CONFRONTA, CONFLITA OU NÃO A PALAVRA DE DEUS?
4)    QUAL REGIÃO DEVE SER MAIS EVANGELIZADA?


ROTEIRO

PARTE 1 (COMO ?)


1)    O TRABALHO DE PESQUISA DEVERÁ SER FEITO POR 4 ou 5 PESQUISADORES/ESTUDANTES.
2)    SERÃO SORTEADOS 7 GRUPOS de 4 ou 5 alunos, que estudarão 2 Religiões:
a)    Grupo 1: Catolicismo, Evangélicos,
b)    Grupo 2: Sem Religião, Mediúnicas,
c)    Grupo 3:Testemunhas de Jeová, Adventista do Sétimo Dia,
d)    Grupo 4: Budismo, Religiões Orientais,
e)    Grupo 5: Judaísmo, Mormonismo,
f)     Grupo 6: Islamismo, Religiões Tribais,
g)    Outras.
3)    Será feito o sorteio de grupos por temas.
4)    O tempo de Elaboração do Projeto de Pesquisa/Trabalho será de 1 mês: (3 Aulas Dominicais e 1 Aula de Apresentação Slides em Power Point)
5)      Cada trabalho (tipo de religião) será confeccionado exposto através de banner.

PARTE 2 (QUANDO?)


ESCALA DE GRUPOS (QUEM ?)

Nomes:
Grupo 1: Catolicismo, Evangélicos,
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________

Grupo 2: Sem Religião, Mediúnicas,
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________

Grupo 3:Testemunhas de Jeová, Adventista do Sétimo Dia,
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________

Grupo 4: Budismo, Religiões Orientais,
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________

Grupo 5: Judaísmo, Mormonismo,
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________

Grupo 6: Islamismo, Religiões Tribais,
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________

Grupo 7: Outras.
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
4)______________________________________________________________
5)______________________________________________________________
RECURSOS


O estudante/pesquisador poderá fazer uso das seguintes fontes:
Bíblias, jornais, revistas, livros, documentos, textos colhidos na internet, organogramas, mapas, entrevistas, bibliotecas, etc.

Sugestão de Bibliografia:
1)    Bíblias de Estudo: Pentecostal, Apologética, Aplicação Pessoal.
2)    Sites de missões: www.emad.org.br, www.semad.org.br, www.chamada.com.br,
3)    Almanaque Abril
4)    Livros: 1) Queiroz, Edison. A igreja Local e Missões. Edições Vida Nova e COMIBAM, São Paulo, 1987, 2) BRYANT, David. Obedeça a Visão através da oração, Missões Transculturais. 3) Uma perspectiva Estratégica, Ralph de Winterr e Steven C. Hawthorne, Mundo Cristão, São Paulo. 4) Heresias e Modismos. Esequias Soares, CPAD, 2006.
5)    Revista Defesa da Fé. www.icp.com.br

Obs.: a) O custo de impressão dos banners, serão por conta da EBD.
b) Estarão a disposição para empréstimo e consulta os livros da biblioteca da EBD.

APRESENTAÇÃO

O trabalho pode ser montado através de material escrito com fotos, cópias de manuscritos, citações, textos bíblicos, etc. e logo após ser montado os slides com o resumo do trabalho.

AVALIAÇÃO

Será avaliada a melhor apresentação e concedido prêmios pela EBD, aos componentes do grupo com melhor trabalho.


Fontes de Consulta para elaboração de projeto:
1)    Bíblia de Estudo Apologética – ICP – Instituto Cristão de Pesquisas
2)    CMC –Curso de Missões por Correspondência – EMAD – Escola de Missões das Assembléias de Deus
3)    Tuler, Marcos. Ensino Participativo na escola Dominical – Uma nova perspectiva para a docência Cristã – CPAD -2ª ed., 2005.

Cuiabá, 11 de abril de 2010.


Observações: A classe de Escola Dominical realizou um evento de comidas típicas de cada país onde a igreja mantém missionários e os trabalhos forma apresentados pessoalmente pelos seus autores na festa a todos o pais, irmãos e irmãs presentes.

TRABALHOS APRESENTADOS

GRUPO 1 - ISLAMISMO E SEITAS ORIENTAIS







GRUPO 2 - MORMONISMO













GRUPO 3 - MEDIÚNICAS E SEM RELIGIÃO












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