sábado, 21 de janeiro de 2012

PEDAGOGIA “O ENSINO”

PEDAGOGIA “O ENSINO”





PEDAGOGIA

Pedagogia é a arte e a ciência de ensinar e educar. São processos e técnicas de ensinar a infância, explorando as leis psicológicas que regem o crescimento e comportamento do ser humano.
Essas técnicas que comunicam a mensagem, modernizam-se constantemente para atingirem maior número de alunos em menos tempo e do melhor modo possível pedagogicamente. Enquanto isso, a mensagem da Palavra de Deus não deve jamais mudar.



I.                   QUE É ENSINO


No conceito moderno, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas também promover aprendizagem por parte do aluno. Essa aprendizagem não pode ser forçada nem introduzida no educando como ato de vestir uma peça de roupa.

Portanto, ensinar não é apenas ler ou falar diante de uma classe, mas primeiro despertar, motivar e interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo de aprendizado. Não pode haver real ensino sem aprendizagem por parte do aluno.
A palavra “educar” é derivada de uma outra que literalmente significa: “conduzir para fora” (Aristóteles). Com isso conclui-se que o professor é aquele que conduz o aluno ao encontro das experiências da vida de tal forma que ele possa viver vitoriosa e sabiamente, diante de Deus e de seus semelhantes.
Analisando a Lei do ensino, podemos observar que: “para ser um professor eficiente, não basta dominar o conteúdo a ser ministrado, precisa-se conhecer também aqueles a quem se vai ensinar”. A maneira como o aluno aprende deve determinar a forma como ensinamos. É a Lei do ensino. A verdadeira função do professor é criar condições para que o aluno aprenda sozinho”. (...) Ensinar de fato não é passar conhecimento, mas estimular o aluno à buscá-lo. (John Milton Gregory). Poderíamos até dizer que ensina melhor quem menos ensina.
1

II.                QUE É APRENDER


É o aluno pensar e agir por si próprio, sob orientação inicial. Há dois conceitos básicos de educação secular e religiosa:
a.      Toda criança normal é:
1.      fisicamente imatura – precisa crescer;
2.      mentalmente ignorante – precisa aprender.

b.      Aplicação espiritual:
1.      espiritualmente imatura – precisa crescer (II Pe 3.18);
2.      espiritualmente ignorante – precisa aprender (Mt 11.29).

O aluno normal:
1.      aprende quando motivado, estimulado psicologicamente.
a.       despertando para a realidade, aspirações.
b.      consciência do despreparo.

2.      aprende quando gosta.
a.       escolha experimental (objetivamente).
b.      Por efeito (subjetivamente) Mc 12.37.

3.      aprende quando necessita.
a.       funcionalmente;
b.      futuramente.

4.      aprende quando vê fazer. É o ensino pela demonstração – At 1.1.
a.       observando;
b.      motivando sua potencialidade e capacidade adormecida ou latente.

5.      aprende quando faz.
a.       fazendo – aprende-se;
b.      repetindo – aprimora-se.
6.      aprende quando há métodos certos de ensino.
7.      Aprende quando investiga.
8.      Aprende quando está interessado.
9.      Aprende quando crê, confia:
a.       em si mesmo;
b.      em sua escola;
c.       em seu professor.

10.  aprende quando ora. Mt 8.17
11.  aprende quando recebe atenção pessoal:
a.       sendo conhecido;
b.      sendo reconhecido.


Prof. Ricardo Aparecido dos Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário