sábado, 21 de janeiro de 2012

MÉTODOS DE ENSINO

MÉTODOS DE ENSINO



INTRODUÇÃO

Ensinar é ajudar o aluno a aprender. É orientar, guiar e também instruir! Como ajudar o aluno a aprender é o cerne da questão. Como melhorar a aprendizagem?
O uso de bons métodos é uma das respostas. Mas, é bom lembrar que nenhum método é em si mesmo eficiente ou deficiente. A operação de qualquer método depende da situação total na qual é empregado. O professor, o aluno, a matéria, o método e a situação formam um todo unitário.

O método consiste no estabelecimento daquelas condições sobre as quais melhor se possa verificar o enriquecimento e controle da experiência. O método é pois, a utilização dos recursos feitos pelo professor, de modo que desperte o aluno para a atividade, ministrando-lhe orientação ao lidar com esses recursos, resultando no aprendizado.


I.                   O QUE DETERMINA A ESCOLHA DO MÉTODO
Há alguns fatores que determinam a escolha dos métodos, como:
I.1. Objetivo ou propósito da lição;
I.2. Habilidade do professor e do aluno;
I.3. O tamanho do grupo;
I.4. O tempo disponível;
I.5. Equipamentos necessários.


II.                MÉTODO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Apesar do avanço das técnicas de dinâmica de grupo, muito se ensina ainda através de perguntas, quer como método especial; quer como elemento importante na composição de outros métodos.

1.      Vantagens deste Método
1.a. Instrumento para orientar-se ao processo de ensino
1.b. Dá ao aluno oportunidade para investigar a verdade por si mesmo;
1.c. Aguça a curiosidade e estimula o interesse;
1.d. Leva o aluno a expressar sua própria idéia;
1.e. Ajuda o aluno a desenvolver o raciocínio crítico;
1.f. Oferece oportunidade para treinamento e revisão;
1.g. Possibilita o professor estabelecer e conservar o contato com a mente de cada aluno.

2.      Técnicas de Perguntar
2.a. Devem ser formuladas de tal maneira que prenda o interesse de toda classe;
2.b. Devem ser feitas a modo de conversação;
2.c. Devem ser distribuídas de modo a que os alunos tenham oportunidade de aprender o mais igualmente possível;
2.d. Dar tempo suficiente para o aluno responder;
2.e. Devem ser feitas de modo a não sugerir respostas.

3.      As perguntas podem ser usadas para:
3.a. incentivar uma discussão sobre um tema conhecido;
3.b. apresentar um tema novo;
3.c. relacionar um tema bíblico com experiências pessoais;
3.d. analisar um problema pessoal sobre algum tema;
3.e. entrevistar um convidado no classe;
3.f. esclarecer os valores expressos pelas pessoas;
3.g. provocar uma explosão de idéias sobre algum problema ou assunto.


4.      Tipos de Perguntas

Imaginação: Que faria você...? Como se sentiria...?

Raciocínio: Por que será que o rei Josias mandou destruir a casa dos rapazes escandalosos?

Memória: Para que País Moisés fugiu depois de matar o egípcio?


OBSERVAÇÃO
Os alunos também podem fazer as suas perguntas. O professor que puder ensinar respondendo perguntas, conseguirá mais do que formulando-as. Ele pode estimulá-las, sobre tudo revisando a lição anterior.


PRELEÇÃO



É feito por uma pessoa diante de um auditório.





USE ESTE MÉTODO...

1.      Ao dar uma informação;
2.      Quando os alunos estiverem motivados;
3.      Quando o orador tiver facilidade de expressão e domínio sobre o auditório;
4.      Quando o grupo for muito grande e, por isso, tornar-se impossível o uso de outro método;
5.      Para salientar ou adicionar mais alguma coisa aquilo que o aluno tenha lido;
6.      Ao recapitular ou introduzir um assunto;
7.      Quando os alunos estiverem à altura de compreender o vocabulário a ser usado.



VANTAGENS



1.      Pode ser usado com adultos;
2.      Poupa tempo;
3.      Pode ser usado com grupos grandes;
4.      Requer pouco uso de recursos audiovisuais;
5.      Pode ser usado como complemento ao que foi lido;
6.      Pode ser usado para introduzir e rever lições ou atividades.






LIMITAÇÕES



1.      Impede a participação do aluno;
2.      Poucos preletores são realmente bons oradores;
3.      Requer do preletor profundo conhecimento da matéria;
4.      Pode tornar-se cansativo;
5.      O preletor pode impor suas idéias;
6.      Não é próprio para usar com crianças;
7.      Limita a retenção;
8.      Faz uso, em geral de somente um sentido;
9.      O preletor nem sempre pode julgar as reações do ouvinte.

PAINEL – PARLAMENTO

É um tipo de painel que oferece a participação do Auditório.



USE ESTE MÉTODO...


1.      Quando quiser apresentar pontos de vistas diferentes;
2.      Quando houver pessoas qualificadas para formar o painel;
3.      Quando o assunto principal for por demais complexo para ser discutido pelo grupo todo;
4.      Quando for melhor para o auditório somente observar, mas, não discutir;
5.      Quando quiser analisar as vantagens e desvantagens na solução de problemas;
6.      Quando participantes do painel e orientador puder preparar-se para a discussão.





VANTAGENS



1.      Estimula o pensamento;
2.      Apresenta diferentes pontos de vista;
3.      Suscita problemas;
4.      Estimula analise;
5.      Aproveita as pessoas mais qualificadas.









LIMITAÇÕES


1.      O assunto principal pode ser desviado;
2.      Possibilita aos participantes do painel falarem demais;
3.      Não permite a participação de todos os membros do grupo;
4.      Tem a tendência de tornar-se numa série de pequenas palestras;
5.      Divide o auditório à proporção em que os ouvintes, vão se identificando com os participantes do painel;
6.      Requer bastante tempo e preparação;
7.      Requer um moderador habilidoso.






DISCUSSÃO EM GRUPO


É uma troca de idéias previamente planejada, entre três ou mais pessoas, sobre um assunto selecionado e sobre a orientação de um Líder.


USE ESTE MÉTODO...

1.      Quando desejar partilhar idéias;
2.      Para estimular interesse em problemas;
3.      Para ajudar pessoas a expressarem suas idéias;
4.      Para identificar e examinar um problema;
5.      Para criar um ambiente informal;
6.      Para conseguir a participação de pessoas tímidas.








VANTAGENS



1.      Dá oportunidade para troca de idéias;
2.      É democrático;
3.      Cria um espírito de equipe;
4.      Amplia a visão;
5.      Provê oportunidade de liderança;
6.      Ajuda a desenvolver habilidade de liderança.









LIMITAÇÃO



1.      Não pode ser usado com grandes grupos;
2.      Os participantes das equipes podem ter informações limitadas;
3.      A discussão é facilmente desviada;
4.      Requer liderança habilidosa;
5.      Uma pessoa com tendência a falar pode dominar a discussão;
6.      O povo em geral prefere um método mais formal.


PEQUENOS GRUPOS DE ESTUDO - FRACIONAMENTO


São divisões de um grupo grande. Os grupos discutem problemas específicos e, em geral, apresentam as conclusões ao grupo todo.





USE ESTE MÉTODO...

1.      Quando o grupo for muito grande;
2.      Quando examinar várias facetas de um assunto;
3.      Quando alguns membros do grupo não estiverem motivados para participar;
4.      Quando o tempo for limitado;
5.      Para criar um ambiente cordial e fraternal entre os membros do grupo.






VANTAGENS



1.      Encoraja as pessoas tímidas;
2.      Cria um ambiente cordial;
3.      Dá oportunidade de participar da liderança;
4.      Desenvolve habilidades de lideranças;
5.      Economiza tempo;
6.      Dá oportunidades para todos contribuir e aproveitar as idéias;
7.      Pode ser usado facilmente com outros métodos;
8.      Provê variedade.









LIMITAÇÃO


1.      Pode resultar em idéias pobres;
2.      O assunto principal pode ser desviado;
3.      A liderança pode não ser habilidosa;
4.      As conclusões podem ser desordenadas;
5.      Requer estudo prévio para alcançar conclusões precisas;
6.      Pode resultar em grupinhos provisórios;
7.      Requer algum tempo para arrumar o equipamento para as reuniões em grupo.

DRAMATIZAÇÃO


É a apresentação de um problema humano, encenado por duas ou mais pessoas, com o propósito de uma análise pelo grupo.



USE ESTE MÉTODO...

1.      Quando os membros precisarem reconhecer outros pontos de vista;
2.      Quando os membros do grupo tiverem habilidades para usar o método;
3.      Quando for preciso ajudar os membros do grupo a se identificarem com um problema;
4.      Quando o alvo for mudar as atitudes de um grupo;
5.      Quando o apelo emocional for útil na solução de um problema;
6.      Quando desejar preparar um ambiente ideal para resolver problemas.



VANTAGENS

1.      Desperta interesse imediato;
2.      Pode ser usado com grupos de qualquer tamanho;
3.      Ajuda os membros a analisarem a situação;
4.      Produz segurança;
5.      Leva o membro do grupo a se identificar com o problema;
6.      Leva os membros a considerar outros pontos de vista;
7.      Cria um ambiente próprio para solucionar problemas.






LIMITAÇÃO



1.      Os assistentes podem identificar o problema dramatizado como sendo real na vida de cada ator;
2.      A maioria das pessoas não gosta de participar de dramatização;
3.      Requer uma liderança treinada;
4.      Não pode ser usada em qualquer situação;
5.      Os atores podem Ter dificuldades de se <<libertarem>> do papel que representarem.

Prof. Ricardo Aparecido dos Reis                                                 

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