MÉTODOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO
Ensinar é ajudar o aluno a aprender. É orientar, guiar e também instruir! Como ajudar o aluno a aprender é o cerne da questão. Como melhorar a aprendizagem?
O uso de bons métodos é uma das respostas. Mas, é bom lembrar que nenhum método é em si mesmo eficiente ou deficiente. A operação de qualquer método depende da situação total na qual é empregado. O professor, o aluno, a matéria, o método e a situação formam um todo unitário.
O método consiste no estabelecimento daquelas condições sobre as quais melhor se possa verificar o enriquecimento e controle da experiência. O método é pois, a utilização dos recursos feitos pelo professor, de modo que desperte o aluno para a atividade, ministrando-lhe orientação ao lidar com esses recursos, resultando no aprendizado.
I. O QUE DETERMINA A ESCOLHA DO MÉTODO
Há alguns fatores que determinam a escolha dos métodos, como:
I.1. Objetivo ou propósito da lição;
I.2. Habilidade do professor e do aluno;
I.3. O tamanho do grupo;
I.4. O tempo disponível;
I.5. Equipamentos necessários.
II. MÉTODO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Apesar do avanço das técnicas de dinâmica de grupo, muito se ensina ainda através de perguntas, quer como método especial; quer como elemento importante na composição de outros métodos.
1. Vantagens deste Método
1.a. Instrumento para orientar-se ao processo de ensino
1.b. Dá ao aluno oportunidade para investigar a verdade por si mesmo;
1.c. Aguça a curiosidade e estimula o interesse;
1.d. Leva o aluno a expressar sua própria idéia;
1.e. Ajuda o aluno a desenvolver o raciocínio crítico;
1.f. Oferece oportunidade para treinamento e revisão;
1.g. Possibilita o professor estabelecer e conservar o contato com a mente de cada aluno.
2. Técnicas de Perguntar
2.a. Devem ser formuladas de tal maneira que prenda o interesse de toda classe;
2.b. Devem ser feitas a modo de conversação;
2.c. Devem ser distribuídas de modo a que os alunos tenham oportunidade de aprender o mais igualmente possível;
2.d. Dar tempo suficiente para o aluno responder;
2.e. Devem ser feitas de modo a não sugerir respostas.
3. As perguntas podem ser usadas para:
3.a. incentivar uma discussão sobre um tema conhecido;
3.b. apresentar um tema novo;
3.c. relacionar um tema bíblico com experiências pessoais;
3.d. analisar um problema pessoal sobre algum tema;
3.e. entrevistar um convidado no classe;
3.f. esclarecer os valores expressos pelas pessoas;
3.g. provocar uma explosão de idéias sobre algum problema ou assunto.
4. Tipos de Perguntas
Imaginação: Que faria você...? Como se sentiria...?
Raciocínio: Por que será que o rei Josias mandou destruir a casa dos rapazes escandalosos?
Memória: Para que País Moisés fugiu depois de matar o egípcio?
OBSERVAÇÃO
Os alunos também podem fazer as suas perguntas. O professor que puder ensinar respondendo perguntas, conseguirá mais do que formulando-as. Ele pode estimulá-las, sobre tudo revisando a lição anterior.
PRELEÇÃO
É feito por uma pessoa diante de um auditório.
1. Ao dar uma informação;
2. Quando os alunos estiverem motivados;
3. Quando o orador tiver facilidade de expressão e domínio sobre o auditório;
4. Quando o grupo for muito grande e, por isso, tornar-se impossível o uso de outro método;
5. Para salientar ou adicionar mais alguma coisa aquilo que o aluno tenha lido;
6. Ao recapitular ou introduzir um assunto;
7. Quando os alunos estiverem à altura de compreender o vocabulário a ser usado.
VANTAGENS
1. Pode ser usado com adultos;
2. Poupa tempo;
3. Pode ser usado com grupos grandes;
4. Requer pouco uso de recursos audiovisuais;
5. Pode ser usado como complemento ao que foi lido;
6. Pode ser usado para introduzir e rever lições ou atividades.
LIMITAÇÕES
1. Impede a participação do aluno;
2. Poucos preletores são realmente bons oradores;
3. Requer do preletor profundo conhecimento da matéria;
4. Pode tornar-se cansativo;
5. O preletor pode impor suas idéias;
6. Não é próprio para usar com crianças;
7. Limita a retenção;
8. Faz uso, em geral de somente um sentido;
9. O preletor nem sempre pode julgar as reações do ouvinte.
PAINEL – PARLAMENTO
É um tipo de painel que oferece a participação do Auditório.
USE ESTE MÉTODO...
1. Quando quiser apresentar pontos de vistas diferentes;
2. Quando houver pessoas qualificadas para formar o painel;
3. Quando o assunto principal for por demais complexo para ser discutido pelo grupo todo;
4. Quando for melhor para o auditório somente observar, mas, não discutir;
5. Quando quiser analisar as vantagens e desvantagens na solução de problemas;
6. Quando participantes do painel e orientador puder preparar-se para a discussão.
VANTAGENS
1. Estimula o pensamento;
2. Apresenta diferentes pontos de vista;
3. Suscita problemas;
4. Estimula analise;
5. Aproveita as pessoas mais qualificadas.
LIMITAÇÕES
1. O assunto principal pode ser desviado;
2. Possibilita aos participantes do painel falarem demais;
3. Não permite a participação de todos os membros do grupo;
4. Tem a tendência de tornar-se numa série de pequenas palestras;
5. Divide o auditório à proporção em que os ouvintes, vão se identificando com os participantes do painel;
6. Requer bastante tempo e preparação;
7. Requer um moderador habilidoso.
DISCUSSÃO EM GRUPO
É uma troca de idéias previamente planejada, entre três ou mais pessoas, sobre um assunto selecionado e sobre a orientação de um Líder.
USE ESTE MÉTODO...
1. Quando desejar partilhar idéias;
2. Para estimular interesse em problemas;
3. Para ajudar pessoas a expressarem suas idéias;
4. Para identificar e examinar um problema;
5. Para criar um ambiente informal;
6. Para conseguir a participação de pessoas tímidas.
VANTAGENS
1. Dá oportunidade para troca de idéias;
2. É democrático;
3. Cria um espírito de equipe;
4. Amplia a visão;
5. Provê oportunidade de liderança;
6. Ajuda a desenvolver habilidade de liderança.
LIMITAÇÃO
1. Não pode ser usado com grandes grupos;
2. Os participantes das equipes podem ter informações limitadas;
3. A discussão é facilmente desviada;
4. Requer liderança habilidosa;
5. Uma pessoa com tendência a falar pode dominar a discussão;
6. O povo em geral prefere um método mais formal.
PEQUENOS GRUPOS DE ESTUDO - FRACIONAMENTO
São divisões de um grupo grande. Os grupos discutem problemas específicos e, em geral, apresentam as conclusões ao grupo todo.
USE ESTE MÉTODO...
1. Quando o grupo for muito grande;
2. Quando examinar várias facetas de um assunto;
3. Quando alguns membros do grupo não estiverem motivados para participar;
4. Quando o tempo for limitado;
5. Para criar um ambiente cordial e fraternal entre os membros do grupo.
VANTAGENS
1. Encoraja as pessoas tímidas;
2. Cria um ambiente cordial;
3. Dá oportunidade de participar da liderança;
4. Desenvolve habilidades de lideranças;
5. Economiza tempo;
6. Dá oportunidades para todos contribuir e aproveitar as idéias;
7. Pode ser usado facilmente com outros métodos;
8. Provê variedade.
LIMITAÇÃO
1. Pode resultar em idéias pobres;
2. O assunto principal pode ser desviado;
3. A liderança pode não ser habilidosa;
4. As conclusões podem ser desordenadas;
5. Requer estudo prévio para alcançar conclusões precisas;
6. Pode resultar em grupinhos provisórios;
7. Requer algum tempo para arrumar o equipamento para as reuniões em grupo.
DRAMATIZAÇÃO
É a apresentação de um problema humano, encenado por duas ou mais pessoas, com o propósito de uma análise pelo grupo.
USE ESTE MÉTODO...
1. Quando os membros precisarem reconhecer outros pontos de vista;
2. Quando os membros do grupo tiverem habilidades para usar o método;
3. Quando for preciso ajudar os membros do grupo a se identificarem com um problema;
4. Quando o alvo for mudar as atitudes de um grupo;
5. Quando o apelo emocional for útil na solução de um problema;
6. Quando desejar preparar um ambiente ideal para resolver problemas.
VANTAGENS
1. Desperta interesse imediato;
2. Pode ser usado com grupos de qualquer tamanho;
3. Ajuda os membros a analisarem a situação;
4. Produz segurança;
5. Leva o membro do grupo a se identificar com o problema;
6. Leva os membros a considerar outros pontos de vista;
7. Cria um ambiente próprio para solucionar problemas.
LIMITAÇÃO
1. Os assistentes podem identificar o problema dramatizado como sendo real na vida de cada ator;
2. A maioria das pessoas não gosta de participar de dramatização;
3. Requer uma liderança treinada;
4. Não pode ser usada em qualquer situação;
5. Os atores podem Ter dificuldades de se <<libertarem>> do papel que representarem.
Prof. Ricardo Aparecido dos Reis
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