sábado, 21 de janeiro de 2012

PROGRAMA DE UMA AULA




I.                   A LIÇÃO BÍBLICA

Professor, qual é a sua atitude diante da lição Bíblica que deve ser ensinada? Quando planeja aquela lição você pensa: “Ah! Não! Esta de novo! As crianças já conhecem esta lição”. Ou você pensa: “Esta lição embora familiar, é uma ótima lembrança da fidelidade de Deus. Não vejo a hora de ensiná-la à meus alunos”.

As atitudes do professor, influenciam muito o modo como ele dá aula. A questão é: “Como dar uma boa aula?”

1.      Leitura, Oração e Meditação
Este é o primeiro passo. Professor , ore por você, sua classe e com seus alunos. Peça uma sabedoria especial à Deus para comunicar Sua palavra. A seguir, leia o texto Bíblico cuidadosamente, para que ensine fielmente (II Tm 2.15), o que a Bíblia diz. Enquanto lê, faça perguntas ao texto:
Ø  Quem está envolvido nesta história?
Ø  Como era aquela pessoa?
Ø  O que esta lição ensina sobre Deus? Esta lição é importante, pois, quanto mais os alunos aprenderem sobre Deus, desejaram mais viver para Ele.
Ø  Medite: “O que Deus que ensinar-me com esta lição?” Deixe Deus falar com você primeiro.
Ø  Ao meditar nesta lição, que verso ler para os alunos diretamente da Bíblia?
Ø  Como esta lição vai dar continuidade ao que já ensinei anteriormente?


2.      Planeje Evangelizar os Alunos não Salvos
Os alunos não salvos da classe precisam ouvir a mensagem da Salvação e ter uma oportunidade de receber a Cristo como Salvador. Pensando nisso, ao ministrar sua aula, procure em alguns momentos, aplicar a Mensagem da Salvação.
Ø  No relato da lição, ONDE há um bom momento para apresentar um atributo de Deus?
Ø  ONDE ainda você poderá mostrar ao aluno a sua necessidade de um Salvador?
Ø  QUAL seria a melhor oportunidade para apresentar a Obra de Cristo a levar o aluno a aceitar o Salvador?


3.      Dê Alimento ao Aluno Salvo
O aluno convertido precisa ser desafiado a viver para Deus. O salvo deve saber e fazer o que é certo “Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticardes”.(Jo 13.17 - BLH).
Planeje o ensino de acordo com as necessidades dos aluno. As necessidades são reveladas através da conduta dos alunos. Ao selecionar o ensino, tenha em mente: é melhor ensinar claramente uma só verdade, do que tentar vinte pontos que os alunos não lembrar-se-ão”. (I Co 14.19).


4.      Um Esboço para Seguir
Depois de estudar e ter em mente os fatos e lições espirituais, faça um esboço. O esboço é um plano de aula, que poderá ser escrito num pedaço de papel pequeno, para ser posto dentro da Bíblia. O esboço ajuda o professor a seguir uma ordem lógica e dá segurança ao ministrar sua lição. Se, eventualmente o professor se perder, poderá receber direção no esboço e seguir adiante.

O esboço pode ser dividido em 4 partes:
a.       Começo: - deve ser envolvente. Varie os métodos usando ilustrações, perguntas, entrando diretamente na lição, usando suspense, etc.
b.      Andamento: - use frases curtas em ordem lógica dos acontecimentos. Atenção – até a última frase do andamento, o ensino para p aluno salvo e a mensagem de salvação deverão estar intercalados.
c.       Clímax: - deverá ser o ponto mais importante da aula.
d.      Conclusão: - é o desfecho da aula e deve ser breve. Na conclusão também, podemos fazer o convite para aqueles alunos que não são salvos e que desejam aceitar a Cristo como Salvador.

5.      Visuais: Prepare-os de Antemão
Para maior compreensão da lição, adquira visuais. Na medida do possível, varie semanalmente seus visuais: flanelógrafo; cartazes; marionetes; objetos; ou faça seus próprios visuais.


6.      Treine a Voz
“Eu tenho novidades para vocês” – Diga esta frase quatro vezes. Primeiro como se estivesse triste; depois aborrecido; depois entusiasmado. Veja como a emoção e a forma como dizemos as coisas mudam o significado.
Quando estamos felizes ou entusiasmados, falamos mais rápido. Quando estamos tristes ou desanimados, nossa voz é mais lenta e mais suave.
Além disso, pense: há algumas perguntas específicas para fazer ao grupo? Posso pedir que leiam textos na Bíblia? Há alguma situação que poderíamos dramatizar?


7.      Treine a Lição
Aproprie-se de tudo que já tem: “Esboço, ensino, visuais, etc., e vá para um lugar à parte e treine sua lição do início ao fim em voz alta.
O primeiro benefício disso diz respeito ao tempo. Uma boa lição pode ser dada em 45 minutos. Não prolongue a aula demais. Procure relacionar o texto áureo com a lição, aplicando-o na vida dos alunos. Mas não precisa decorar a lição – o Espírito Santo poderá usar uma palavra solta para alcançar a necessidade de alguém.
Tenha ainda o cuidado de ensinar a Palavra de Deus e não um texto preparado. Refira-se à Bíblia dizendo: “A Bíblia diz...”.
Use também um linguagem sadia. Tome cuidado com gírias ou com vícios de linguagem como: “então”; crianças”; “vocês sabem, né”; “aí”; e etc.


8.      Submeta tudo a Deus
A medida que for preparando, vá orando. Peça que “Deus abra os olhos, para que os alunos se convertam” (At 26.18). “Que os alunos estejam prontos par ouvir” (1.19); “Que transbordem no conhecimento” ( Cl 1.9).

Prof. Ricardo Aparecido dos Reis                                                 

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